segunda-feira, 28 de março de 2011

COACHING É SAÚDE

COACHING É SAÚDE

Em uma matéria publicada na Veja sobre coaching para gestantes (http://vejasp.abril.com.br/revista/edicao-2189/coach-gestantes) é possível observar alguns elementos que insere o coaching na área de saúde, neste caso o coaching aplicado à medicina.

O campo de atuação do coaching é vasto, ele inclui os esportes, as organizações corporativas, a arte cênica, a educação e neste momento vem crescendo o coaching pessoal (conhecido também como life) e na área da saúde como descreve a matéria citada acima.

            “O coaching compartilha uma ampla abordagem e tem similaridades com treinamento, ensino, consultoria, aconselhamento profissional, terapia e mentoring. No entanto, há também algumas diferenças fundamentais.” (Lages & O’Connor, 2004)

A vastidão do alcance do coaching pode levantar a seguinte questão: então o coaching é uma "disciplina" que pode ser aplicada a todos os tipos de profissão e interesses? A resposta é sim, quase todas as áreas que lidam com o ser humano podem fazer uma interseção com o coaching. Por isso podemos afirmar que o coaching é uma prática essencialmente interdisciplinar.

Por quê? Porque o objetivo maior do coaching é o desenvolvimento do indivíduo. E partindo deste princípio, basta ser humano e querer melhorar sua performance e desempenho em alguma área de sua vida para poder utilizar o processo de coaching da melhor forma possível.
           
“De um modo geral, o coaching lhe dá a satisfação de ajudar as pessoas de uma maneira notadamente marcante. Também é possível aplicar suas aptidões para orientar a si próprio. Ele é um conjunto de recursos e uma profissão muito valiosa, que se encontra em contínua expansão.” (Lages & O’Connor, 2004)

Existem especializações em tipos de aplicação de coaching?  Teoricamente um coach está apto para fazer coaching em diversas áreas, porém da mesma forma que um médico, psicólogo, dentista escolhem uma especialização isto também ocorre com o coach profissional. A formação, a experiência anterior e atual de cada coach irá diferenciá-lo em diversos nichos de acordo com seu histórico profissional.

O coaching é portanto, uma profissão que está dando seus primeiros passos e assim como uma criança em desenvolvimento vislumbra um futuro a ser explorado pela curiosidade humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário